sábado, abril 02, 2005

Seminário Internacional sobre Jornalismo, Guerra e Direitos Civis



Hoje e amanhã, decorre em Bilbau um Seminário Internacional sobre Jornalismo, Guerra e Direitos Civis, por iniciativa da Federação Internacional de Jornalistas.
Na sua intervenção desta manhã, o jornalista britânico, Tony Bunyan, afirmou que os governos estão a fazer agora o que nunca antes se atreveram, ao nível do ataque às liberdades civis: elaboram-se bases de dados, os cidadãos são vigiados e controlados à escala global, legitimam-se as escutas telefónicas sem protecção legal, revê-se o conceito de tortura para se poder torturar e obter informações.
Também um relatório da F.I.J., ainda em fase de recolha de contributos, apresentado hoje no Seminário, adverte que está em curso a construção de um sistema de registo e de uma infra-estrutura de vigilância globais, em que toda a população mundial está a ser registada, as suas viagens seguidas e as suas comunicações electrónicas monitorizadas.
Segundo esse relatório, os jornalistas e os media estão a enfrentar restrições, quanto à liberdade de movimentos, aumento de exigências por parte das autoridades para revelarem as fontes de informação e crescente pressão do poder político para acatarem a linha oficial em matéria de segurança.
Estas preocupações, manifestadas hoje em Bilbau, também me dizem respeito, enquanto cidadão e enquanto jurista amante das liberdades cívicas e dos valores em que se funda o Estado de Direito.








Motor de Busca
Procurar neste site
powered by FreeFind



Orientação relativa aos
comentários no blog


Comentários para
blogmaster@ciberjus.net

Read this blog in English
(Google automatic translation)