domingo, abril 01, 2007

Portugal

2007-03-31 - 00:00:00

BT/GNR: Falta de meios no Alentejo e Algarve

Estradas sem patrulhas

Bernardo Coelho
Associação critica modelo de patrulhamento em Portugal
Associação critica modelo de patrulhamento em Portugal
A Brigada de Trânsito (BT) da GNR não faz patrulhamentos há mais de três anos em dez estradas nacionais nos distritos de Portalegre, Beja e Faro, num total de 543 quilómetros. Esta ausência tem sido provocada pela redução do número de efectivos nos destacamentos daquela unidade nas regiões do Alentejo e Algarve.

Segundo o CM apurou, os comandantes da BT têm sido obrigados, por ordens superiores, a canalizar os poucos efectivos disponíveis para os itinerários principais das duas regiões, deixando sem controlo estradas de ligação entre o Alentejo e o Algarve como a EN2 (Almodôvar a Loulé), EN120 (Odemira a Lagos) e a EN122/IC27 (Beja a Castro Marim), onde ocorreu recentemente um assalto à mão armada a um posto de combustível.

Em declarações ao CM, o porta-voz da BT, major Lourenço da Silva, admitiu que os 2436 militares destacados na BT não chegam para as necessidades operacionais e referiu que em algumas das vias, com menor número de ocorrências, o patrulhamento é assegurado pelos destacamentos territoriais da GNR.

“Os recursos são sempre escassos, mas temos encontrado forma de nos organizar para corresponder às exigências”, referiu o responsável. Em 1994, foram criadas directivas operacionais pela Guarda que definem as prioridades em relação ao controlo das vias. “A BT privilegia o patrulhamento dos itinerários principais e vias com maior número de ocorrências”, disse.

ÉVORA É EXCEPÇÃO

Além das estradas que ligam o Alentejo ao Algarve, a falta de controlo da BT estende-se no distrito de Faro à EN124 (Alcoutim a Lagoa), EN270 (Tavira a Loulé), EN396 (Barranco Velho a Quarteira) e EN398 (Santa Catarina a Olhão).

O caso mais crítico, segundo o CM apurou junto de fonte conhecedora do caso, é o da EN243, entre Monforte e Campo Maior (Portalegre). A via, utilizada por veículos de transporte de mercadorias entre o Alentejo e a região da Estremadura espanhola, não é patrulhada pela BT há uma década.

Se na região de Évora as vias estão totalmente controladas devido à presença no distrito de três destacamentos da BT (Évora, Estremoz e Vendas Novas), na zona de Beja não há controlo da EN393 (Odemira a Vila Nova de Milfontes) e EN390 (Milfontes a Cercal do Alentejo), bem como nas estradas secundárias de ligação ao Algarve.

“Nunca vi um radar ou um carro da BT entre Mértola e Beja”, referiu um cliente das bombas de gasolina Vale de Açor, Mértola, assaltadas no passado fim-de-semana por quatro encapuzados e armados com caçadeiras. Os homens furtaram 1200 euros do café do posto, fecharam o casal proprietário na casa de banho e levaram uma carrinha que abandonaram perto de Mértola. “Se a Guarda estivesse por perto podia tê-los apanhado”, lamenta.

"ESTÃO SEPARADAS POR 200 QUILÓMETROS"

A falta de patrulhamento da BT nas estradas do Alentejo e Algarve não surpreende Manuel João Ramos, presidente da Associação de Cidadãos Automobilizados. “Os patrulhamentos em outros países europeus distam cerca de 30 quilómetros. Na região do Alentejo as patrulhas estão a 200 quilómetros de distância umas das outras”, frisou este responsável, criticando o Governo por não apostar no reforço dos meios humanos da GNR. “Hoje faz-se uma viagem de Valença até Faro sem se encontrar uma patrulha”, acrescentou.

Segundo Manuel João Ramos, a ausência de controlo das autoridades nas estradas permite o aumento de transgressões e de acidentes. “São estas vias que os aceleras preferem utilizar e aquelas por onde passam o maior número de viaturas sem inspecção e com cargas excessivas”, frisou.

DISTÂNCIAS

PORTALEGRE

No distrito de Portalegre há apenas uma via que não é patrulhada pela BT. A EN243, utilizada por viaturas pesadas que transportam mercadorias entre Portugal e Espanha, liga Monforte a Campo Maior, num total de 35 quilómetros.

BEJA

No Baixo Alentejo, o concelho de Odemira é o mais prejudicado com um total de 45 quilómetros não patrulhados. As nacionais, que ligam as localidades alentejanas de Beja, Odemira e Almodôvar às algarvias de Castro Marim, Lagos e Loulé, somam 250 quilómetros.

FARO

No distrito de Faro a Brigada de Trânsito não patrulha 213 quilómetros de estradas. A nacional que liga as localidades de Alcoutim a Lagoa, numa distância total de 130 quilómetros, é a mais longa das vias sem patrulhamento.

ESTRADAS NÃO PATRULHADAS PELA BTz

EN243: Monforte-Campo Maior, 35 km

EN393: Odemira-Vila Nova de Milfontes, 28 km

EN390: Vila Nova de Milfontes-Cercal do Alentejo, 17 km

EN124: Alcoutim-Lagoa, 130 km

EN270: Tavira-S. Brás de Alportel-Loulé, 36 km

EN396: Barranco Velho-Quarteira, 32 km

EN398: Santa Catarina-Olhão, 15 km

EN2: Almodôvar-Loulé, 63 km

EN122: Beja-Castro Marim (IC27), 114 km

EN120: Odemira-Lagos, 73 km

TOTAL DE QUILÓMETROS: 543 km








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